Procurar no blog

27 de setembro de 2020

Apache OpenMeetings

Apache OpenMeetings visão geral

OpenMeetings oferece videoconferência, mensagem instantânea, quadro branco, edição colaborativa de documentos e outras ferramentas de groupware. Ele usa funções API do Media Server para Remoting e Streaming Kurento.

OpenMeetings é um projeto do Apache, o antigo site do projeto no GoogleCode não receberá mais atualizações. O site da Apache é o único local que recebe atualizações.

Principais recursos:

Conferência de Áudio / Vídeo

OpenMeetings permite que você faça conferências de áudio/vídeo.

Calendário

Você pode criar reuniões com o calendário integrado, salas de conferência e convites são enviados automaticamente para todos.

 

Explorador de arquivos

Cada sala tem seu próprio Explorador de Arquivos. Cada usuário tem sua própria unidade privada e, adicionalmente, há uma unidade pública para compartilhar arquivos com outros participantes.

API de integração

Há uma API SOAP / REST para integrar em seu site ou intranet, bem como conectores LDAP / ADS e módulos de integração VoIP / Asterisk.

Mensagens e contatos privados

No centro de mensagens privado, você pode enviar convites por e-mail e anexar convites para reuniões a todos os e-mails.

 

Administração e Configuração

Você pode configurar usuários, salas, grupos de usuários, definições de configuração ou editar rótulos com um Web-Frontend integrado no aplicativo.


 

Compartilhamento de tela e gravação

Você pode compartilhar a tela e gravar sessões inteiras, incluindo áudio/vídeo. As gravações podem ser baixadas como AVI/ FLV ou assistidas online no reprodutor integrado.

Detalhes dos recursos

Áudio e videoconferência

Existem quatro opções para usar as funções de áudio/vídeo do OpenMeetings, que você pode selecionar durante uma sessão de conferência. 

  1. Áudio + vídeo
  2. Somente áudio
  3. Apenas vídeo
  4. Apenas imagem

Além disso, você pode alterar a qualidade de vídeo/áudio, escolher várias resoluções de câmera (4: 3, 16: 9 ou 3: 2) e escolher seus dispositivos de entrada.


Gravação de reunião e compartilhamento de tela

  • As sessões gravadas contêm tudo, incluindo o som gravado de todos os fluxos de áudio exatamente da maneira como você viu na conferência.
  • As sessões gravadas podem ser baixadas como arquivos AVI / FLV.
  • Possibilidade de selecionar uma área da tela para compartilhamento.
  • Etapas de qualidade diferentes para compartilhamento de tela.
  • Assistir e organizar gravações em um arrastar e soltar no Explorador de Arquivos integrado

 

Explorador de arquivos

Explorador de Arquivos avançado em cada sala de conferência, com interface de arrastar e soltar para gerenciar os arquivos carregados, incluindo a possibilidade de criar uma árvore de documentos com pastas.
Unidade privada e pública no Explorador de Arquivos, com duas visualizações diferentes, uma é a unidade privada e a outra a unidade pública.
A unidade privada sempre contém os mesmos arquivos. Esses arquivos são visíveis apenas para o usuário conectado no momento.
O unidade publica não está vinculado ao usuário, mas sim à sala de conferências. Todos os usuários na sala de conferência têm acesso a unidade publica.


 

Sistema Moderador

Durante uma conferência, o moderador pode ajustar a permissão do usuário para cada usuário individualmente.


 

.

Multi Quadro branco e bate-papo

Multi Quadro branco, você pode adicionar novas instâncias de quadros brancos, e cada um pode ter uma gama completa de ferramentas e documentos dentro.
Salve quadros brancos. Você pode salvar cada instância do quadro branco como um arquivo. O arquivo está localizado no Explorador de Arquivos e pode ser arrastado e solto no quadro branco novamente e organizado como qualquer outro documento, imagem ou pasta.
Quadro branco com desenho, escrita, arrastar e soltar, redimensionar, imagens (arrastar e soltar do Explorador de Arquivos), símbolo(s) / Cliparts.
Full-fit redimensiona o documento na tela para ser 100% visível em todas as telas, independentemente do tipo de resolução de tela que os diferentes usuários tenham.
Você pode importar de uma ampla variedade de formatos de documentos (PDF, DOC, ODT, PPT, etc.
.

 

Gerenciamento de usuários e salas

Você pode gerenciar usuários e várias organizações em uma única instância OpenMeetings. Você também pode criar usuários que só têm acesso por meio da API SOAP.
Seção MyRooms. Cada usuário tem por padrão 2 salas pessoais que estão sempre acessíveis exclusivamente para aquele usuário. Existem botões para entrar nessas salas a partir do painel.
Você pode atribuir uma sala de conferência a todos os usuários ou pode atribuí-los apenas a grupos de usuários específicos. 


Centro de mensagens privadas

Envie mensagens aos usuários e organize-as em pastas. Você pode reservar salas de conferência enviando mensagens privadas. O evento agendado está automaticamente em sua agenda e na agenda dos participantes; as alterações feitas nesse evento serão preenchidas para todos os usuários agendados para o evento.
Contatos do usuário, você pode pesquisar usuários e adicioná-los aos seus contatos. Você pode até conceder a eles o direito de ver sua agenda.

 

Planeje reuniões com calendário integrado

Planeje sua conferência e convide participantes de OpenMeetings ou Externos.
Os participantes convidados receberão um e-mail com os detalhes das reuniões e um link com um hash seguro para a sala de conferências.

Compartilhe sua agenda com seus contatos. 
.


Pesquisas e votos

Você pode criar uma enquete com sim / não ou 1-10 perguntas, deixe o usuário votar e ver os resultados da votação.
As pesquisas podem ser armazenadas e os resultados visualizados em gráfico de pizza


 

Cópia de segurança

Você pode fazer backup de todos os dados gerados pelo usuário, incluindo arquivos carregados por eles em um único arquivo ZIP e importar esse ZIP para uma nova instalação do OpenMeetings novamente.


 
Veja mais informações sobre o OpenMeetings.
 
Vários tutoriais sobre o OpenMeetings.
 
Plugin do OpenMeetings para o Moodle.
 
Fontes: 

 

Nenhum comentário: